quinta-feira, novembro 21, 2024

 

Microtec XT 2002 Master - Parte II - Configurando video EGA

O Microtec XT Master 2002 tem 736kb de RAM onboard e avança nos endereços típicos de video EGA e VGA.  

Nos anseios de colocar uma placa de video EGA:




O manual é bem claro para usar video CGA (ou CGC como a Microtec cita no seu Módulo de Treinamento Programado Mtp-1) mas falha em documentar como seria a configuração de seus jumpers e switches para utilizar uma placa EGA ou VGA (CGE ou CGV, nas terminologias da Microtec).

Conceitualmente: O XT Master usa endereços de memória acima de A000 para alocar os 96kb a mais que ele oferece - saindo do padrão de 640kb para os 736kb. Também deve-se considerar que o XT Master tem instalado um total de 768kb de ram ao se examinar os CIs - 3 bancos de 256 kb, porém nem tudo é utilizado em vista de conflitos com os endereços de placa de video - ou seja, além dos 640kb originais, há outros 128.

NEC V20: O micro utilizado para essas configurações tem o upgrade do 8088 para o NEC V20 - este upgrade é muito interessante por algumas capacidades a mais no gerenciamento de endereços, e é relativamente simples de ser feita, bastando trocar os CIs.

Abaixo, as localizações principais dos componentes, e, em vermelho, aqueles envolvidos na configuração:




Hardware - Configuração dos jumpers e switches:

O jumper S9 (ou shunts como usam no manual) é o principal pulo do gato: tem que limitar em 640 kb, conforme tabela abaixo. Caso seu micro esteja com a configuração original, com os 736kb, é remover o jumper "B", a direita.







Ponto de atenção: os switches de bancos de memória (3/4) também devem estar corretos. No meu caso, 3=ON e o 4=OFF.



Relação completa dos jumpers/shunts do Microtec XT 2002 Master:




Bancos 0,1 e 2 ocupados. 3, sem soquetes e vazios. Nem idéia do que acontece se colocar algum CI ali, mas dá vontade!



Os Dip-Switchs 5 e 6 também devem ser alterados, colocados ambos na posição ON. Essa posição é com a chave do lado direito (em direção à fonte):



Ao centro, Jumper S9, com o "B" desconectado. A direita, chaves de DIP-Switch, ainda em processo de configuração.




Software - Usando o USE!UMBS como gerenciador dos 128 kb:

Para conseguir usar até os 640 kb da limitação, um TSR deve ser instalado - caso contrário, pelos testes que fiz aqui, somente 512 kb ficarão disponíveis quando inseridas a placa de video.

A ferramenta que funcionou para mim foi a USE!UMBS. Ela tem que ser configurada para os endereços aonde a memória foi realocada - no meu caso, para o endereço D000. Use o teste de memória do Check It para confirmar este endereço, ou o próprio teste do USE!UMBS para identificar o bloco em questão.

Leia a documentação do USE!UMBS. O programa é bom e funciona bem leve, mas foi um pouco chato de fazer a sua configuração - ele pede um cálculo e usa uma série de comandos via DEBUG para poder acertar os parâmetros. Detalhe: não acredite que a configuração que você conseguiu na internet realemnte esteja como a original, mencionada no manual do USE!UMBS.

Endereços e disponibilidade identificada no Microtec XT 2002 Master:


Durante a escrita desse post, o USE!UMBS estava disponível no seguinte link: http://archives.oldskool.org/pub/simtelnet/msdos/memutil/


Placa de Video - Genoa Spectra 4800:

Para essa instalação, usei uma EGA da Genoa, uma das primeiríssimas implementações de terceiros do padrão da IBM. Não consegui achar um manual sério dessa placa - somente alguns jumpers settings incompletos e que não trouxeram as explicações de alguns dos jumpers. 

Em especial, o JP 1, que é indicado como necessário ser trocado para os pins 1 & 2, sem muitas explicações. Pois bem, na instalação neste micro, a placa não é identificada pela BIOS e acaba recebendo um bipe de erro de falta de placa de video.

Pelo o que entendi olhando para o manual da EGA original da IBM, um jumper nessa posição troca o endereço na memória da placa, e não identifiquei impacto na qualidade final da imagem. Já o jumper 2, este sim deverá ser trocado de posição para que tenha a resolução máxima de 350 linhas - basicamente trocando de CGA color para EGA color, com suas devidas implicações nas frequencias.





Visual de como ficou o interior após a instalação física de todas as placas - coloquei a EGA no último slot como de hábito das CGAs. Não fiz testes em outros slots e recomendaria que usassem o mesmo slot durante o processo.




Resultado final: Genoa rodando Lemmings, na configuração máxima das EGAs: 640 x 350 com 64 cores.






Teste final - Windows 2.11:

Este micro tem um NEC V20 instalado. Ao instalar o Windows, usei o HP Vectra no lugar - o próprio Check It identifica-o dessa forma.

Nota no mouse Genius GM-6 ao instalar o Windows 2.11: Usar o "Mouse Systems" nas configurações. Nem o Microsoft e nem o Logitech funcionaram. 




Rodando o Word 1.0:



Qualquer dúvida, deixe comentários, ou mensagens via Facebook.

Colorful rocks!

BBK.

Marcadores:


Acertou quantos?: Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?