sexta-feira, janeiro 13, 2006

 

Contabilidade 5: Maximizando o Lucro Operacional.

Nossa lição de hoje demonstra como aumentar o seu LAJIRA (Lucro antes de juros impostos e amortização), também conhecido como EBITA (Earns before interest, tax and amortization) através de uma política de investimentos em coligadas.
Uma empresa que possui diversas unidades de negócio pode ter, dentro de seus negócios, uma unidade que, apesar de estratégica, não atinge as metas estimadas para seus negócios.
Consideremos uma empresa com 3 unidades de negócio. Uma unidade fabrica um produto A, que gera 30% de Lucro Operacional sobre o valor das vendas. Uma unidade B, que gera 10%, e uma C, com um Prejuízo Operacional de -10%.
Porém, apesar de estar negativo, esse negócio com prejuízo é entendido como estratégico, e deve-se manter dentro da empresa.

Uma grande maioria de investidores analisa o desempenho de uma empresa baseado no percentual do EBITA frente às vendas, o que se refere à capacidade de geração de caixa que aquele negócio tem.

Porém, supondo que ambos os negócios tenham o mesmo volume de vendas, o EBITA geral da empresa ficaria numa média ponderada de 10% sobre o valor total das Vendas.

Mas você, como administrador dessa empresa, tem um objetivo de, digamos, 15% de EBITA, e, ao consolidar seus negócios, não obtêm esse montante em vista do negócio C.

Nas análises de EBITA se deixa de fora todas as receitas e despesas não operacionais dessa empresa. Nossa estratégia constitui-se em encontrar um sócio bacana para a compra dessa unidade de negócios. Vende-se 51% do negócio para esse nosso sócio, que pode ser qualquer um, mas não vende o direito do controle. Dessa forma, a unidade de negócio não pode ser considerada como operacional de nossa empresa, e passa a ser considerada um investimento, pela parte que nos faz direito.

A operação dessa empresa, que pode continuar não lucrativa, já não mais consolida no EBITA, como uma despesa operacional, e passa a ser considerada uma despesa não-operacional, sendo calculada depois do indicador. E, de brinde, a despesa não-operacional será de metade do montante

Dessa forma, em nosso exemplo, o EBITA saiu dos pífios 10% e passa a ser 20%, acima de sua meta de 15%, e garantindo o seu bônus de final de ano.

Uma pedra,

BuBKa

Marcadores:


Acertou quantos?:
Rapaz, eu percebi que não tenho nenhum telefone seu e nem o seu Orkut. Então o convite vai por aqui mesmo e tomara que chegue a tempo: hoje vai ter despedida na lan house. Vai ser na Monkey da Paulista (Alameda Santos, entre a Pamplona e a Campinas). Vou estar por lá a partir das nove. Que tal?

Abraço!
 
Era mais fácil quando adorávamos o fogo, temíamos os relâmpagos e a maior preocupação era copular e caçar...

Saudades neanderthais.
 
Postar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?