quarta-feira, outubro 26, 2005

 

Contabilidade 2: Capital de giro e melhoria de Receitas

Nossa lição de hoje será como obter capital de giro e aumentar as receitas para o fechamento do ano através do desconto de duplicatas. O foco é para empresas que já possuem uma fama negativa no banco, onde simplesmente não existam linhas de créditos no mercado.

A “empresa-case” encontra-se em dificuldades financeiras e possui sérios problemas de solvência. Nessa situação, a única forma no caso de encerrar as atividades seria o aporte de capital por parte dos acionistas para o pagamento de dívidas, que, por sua vez não o farão.

Em vista da péssima situação em que se encontra, banco algum fornece empréstimos para o capital de giro dessa empresa, para que a mesma quite com seus fornecedores. Tenha em mente que todas as dívidas com fornecedores já foram inúmeras vezes re-negociadas.

A operação em questão é: como vou pagar as faturas que devo, sendo que o banco não vai me fazer empréstimos, e os acionistas pouco se importam?

O nome chama-se “desconto de duplicatas”. A operação de “desconto de duplicatas” é comumente utilizada no mercado, principalmente quando uma empresa trabalha com encomendas ou sofre muita concorrência. Consiste em trocar os recebíveis de clientes (faturas ou duplicatas) no banco, pagando juros por isso, e o banco antecipa esse dinheiro, até o vencimento dessa duplicata.

Nossa “empresa-case” deve emitir notas fiscais em nome de seus principais clientes renomados do mercado. Prestar atenção para: O cliente deve ser no mínimo de categoria A no mercado, e, se possível, não operar com o banco.

Para o fechamento do ano, emite-se essas notas, acrescentando as Receitas do ano e ao Contas a Receber. Desconta-se a duplicata, reduzindo o Contas a Receber, pagando um pouco de Juros e entra o dinheiro em caixa.

Como a revisão de auditoria sempre ocorre em períodos seguintes, existem duas saídas para os questionamentos:

Se a venda não for efetuada após o fechamento, a nota deverá ser cancelada, e se paga ao banco o montante utilizado para o fechamento do ano (lembre-se nosso objetivo é ter um bom resultado no fechamento do ano, hein!!). Pode-se alegar ao auditor que foi um pedido posteriormente cancelado pelo cliente (que nem sempre pode funcionar) e portanto fazia parte do balanço à época.

Se a venda for efetuada, pode-se acusar ao cliente por descontrole deles. Tenha sempre um pedido-fax-não regular às mãos para essa situação.

Mas não se esqueça, o mais importante é que o empréstimo seja obtido com taxas menores no mercado, e que seu balanço esteja equilibrado no fechamento.

Uma Pedra.

BBK

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